0
0 In Inspire-se/ Receituário

Cura pelas Plantas: curando o coração com o poder da Erva de São João

Cura pelas plantas root doctors sabedoria das plantas uso de ervas chás

Há alguns anos passei por uma separação. Eu tive um casamento lindo que durou 10 anos e no qual tive 2 filhos. Mas, nossa união chegou ao fim depois que começamos a escolher caminhos diferentes. Não preciso nem dizer que a melancolia tomou conta dos meus dias, né? Mas sabe o que me ajudou a sair dessa condição? A sabedoria das ervas e cura pelas plantas. Eu conheci os poderes da Erva de São João.

 

Nessa mesma época da separação, eu pesquisei e descobri um tipo de doença que pode ocorrer nas pessoas que são tristes. É uma espécie de depressão crônica, um estado de insatisfação constante ou falta de motivação para viver, o nome é Distimia. Na época da separação eu estava indo rumo a esse caminho. Mas, acho que por toda a minha conexão com a Natureza e a minha fé nos Deuses, consegui me harmonizar novamente. Foi nesse momento que apliquei a sabedoria da Natureza em mim.

 

No Hoodoo chamamos a pessoa com essa habilidade de conhecer e aplicar as ervas de “root doctors”. Eu gosto do termo “curandeiro”, já que muitas das vezes o uso de ervas está relacionado à busca por uma cura, seja ela física ou espiritual… Isso sem considerar a íntima relação entre as doenças físicas e as espirituais!

 

A Erva de São João veio pra mim nesse contexto. Eu passava por uma situação difícil e tinha com certa frequência momentos de melancolia. Mas essa plantinha bondosa chegou para auxiliar meu processo de busca por mais qualidade de vida.

 

Na verdade, eu não acho a melancolia de todo ruim, mas tem horas que ela atrapalha um pouco. Então, pra sair dessa situação e não permitir que o quadro evoluísse para algo rotineiro, eu precisei fazer duas coisas:

 

Precisei encarar o Wyrd (destino) com bravura

e a mim mesma com amor.

 

Meu primeiro passo foi buscar momentos de felicidade em que eu pudesse estar satisfeita sozinha comigo mesma. Ora, depois de tantos anos, você parece que se esquece de como é ser sozinha. O mundo fica grande e parece que vai te engolir. E, nessa imensidão que te espera, você precisa ser forte, pois não se trata somente de você, de suas perdas, de seus sonhos perdidos. Trata-se de seus filhos, de manter a estrutura familiar, só que agora reformulada. Trata-se de fazer a vida seguir e se deixar levar nos fios traçados pelas Senhoras do Destino.

 

Minha primeira escolha por mim foi fazer Yoga. E, vou te falar, ela mudou minha vida! Me trouxe uma forma de observar o mundo que eu antes não conseguia ver, pois estava ocupada demais com minha mente e pensamentos agitados.  Mas, não posso deixar de falar no papel crucial que a Erva de São João teve nesse processo! O chá dessa erva foi muito bom pra mim. Lembro que alguns minutos depois de ter tomado já sentia o conforto e sensação de acolhimento proporcionados por ela.

 

Quer aprender usar a cura pelas plantas também?

Você vai precisar de:

2 colheres de sopa bem cheias de Erva de São João

200 ml de água

Açúcar ou mel a gosto

 

Coloque a água numa chaleira e, quando começar a soltar as primeiras bolhas antes de ferver, apague o fogo. Despeje a erva, tampe e aguarde amornar. Adoce e estará pronto.

Obs: Se você quer mais detalhes sobre como preparar um chá, clique aqui.

 

 

E hoje? E o Wyrd (destino)?

Hoje eu estou feliz, muito feliz escrevendo pra você! Além disso, eu encarei o destino e ele me levou a caminhos improváveis, surpreendentes. Experiências que eu não fazia ideia que poderia vivenciar ao me abrir para o novo.

Todo mundo sabe que podemos superar perdas a partir do momento que decidimos aceitar. Afinal, quando não há nada mais que possamos fazer para mudar o rumo das coisas, o que no resta é decidir o que fazer com as coisas que mudaram. Pra mim, a Erva de São João foi como um aliado no reino vegetal nessa decisão. Uma essência de vida que eu havia esquecido, mas que essa plantinha me permitiu resgatar 😉

 

 

 

 

 

You Might Also Like

Sem comentários

Dê sua opinião!