0
0 In Artigos/ Receituário

Curando seus filhos: uma limpeza espiritual na celebração de Imbolc

Celebração de Imbolc Roda do ano Brighid Deusa Brigit

Nessa celebração de Imbolc, trago o passo a passo de uma cura e limpeza espiritual para as crianças. Uma cura para eles e para todos aqueles que amamos e passam por situações desconfortáveis, persistentes. Situações que por mais que você trate, elas acabam voltando… Pode ser um mal estar que não passa; uma tristeza ou agitação sem causa aparente; uma dor de cabeça (sem justificativa médica, claro) ou pesadelo que tira as noites de descanso de nossos filhos.

Na outra postagem dessa semana eu trouxe algumas reflexões a cerca da participação de crianças em ritos e sobre a prática do Paganismo em família. (Se você não leu essa postagem clique aqui, lá há várias dicas de como tornar o rito algo mais atrativo para as crianças). Hoje, conforme ficou combinado, trouxe uma sugestão de cura e limpeza para serem feitos nos seus filhos, netos, irmãos… enfim, na família, na celebração ao Imbolc. Esse é um bom momento para você trazer seus filhos para o rito. Será então um momento para limpar o que nossas vovós chamariam de “quebranto” das crianças. Então, preparem os “pequenos”, reúna a todos e vamos lá!

 

Curando nossos filhos do quê?

Muita gente não acredita nesse lance de “olho gordo”, “mau olhado” ou “quebranto”. Acham que a única forma de influenciar negativamente alguém seja por meio de feitiços. Eu discordo. A maldição lançada pela boca de quem tem ódio no coração pode ser muito mais forte do que qualquer “trabalho” feito. Essa é uma forma de Magia muito antiga, talvez a mais antiga de todas, alguns estudiosos chamam essa prática (seja para o bem, como para o mal) de encantação.

A maldição lançada somente com nossos pensamentos é igualmente poderosa. Ela vem da força do nossos pensamentos e desejos mais inconscientes. Eu digo se trata de algo inconsciente pois de fato pode ser! Às vezes uma pessoa por um breve momento pode desejar uma situação de felicidade que o outro vive e, sem querer, atrapalhar um pouquinho o fruir das coisas boas para essas pessoas. Mas, veja bem, nesse caso, estou me referindo às pessoas que fazem isso muito sem querer mesmo, ou seja, de forma incontrolável, inconsciente.

Essas energias ruins que são mandadas, de forma consciente ou inconsciente, ficam ali… atrapalhando nossas vidas. As crianças, por serem mais suscetíveis à captação de algumas energias, podem ser afetadas. E é nessa hora que entra o olhar cuidadoso da mamãe ou da vovó Rezadeira, Bruxa, Pagã…

A limpeza espiritual com as ervas e rezas é uma ferramenta para nos ajudar nesse cuidado com aqueles que amamos. Dessa forma, nossas crianças dormem mais tranquilas, ficam mais protegidas, mais bem dispostas, mais focadas na alegria e não na tristeza.

 

Entendendo a celebração de Imbolc

Imbolc é Luz, Imbolc é a força curadora da Deusa Brighid. Para quem não a conhece, Brighid é uma Deusa pan-celta (cultuada por tribos celtas de regiões bem distintas). Ela está relacionada à comunicação com os animais e à expressão inspiradora para as artes (música, poesia e, eu diria, a arte dos ferreiros). Ela também está relacionada à fartura na produção de leite do gado e à proteção das crianças pequenas (sobretudo aquelas que se encontram no ventre de suas mães). Além disso, Brighid também é associada à cura.

Até hoje, em determinada época do ano na Irlanda, pessoas vão até os poços consagrados a Brighid em busca de cura e proteção espiritual da conhecida “Santa Brígida”. Essas antigas fontes de água, que possivelmente eram usadas em ritos pagãos, foram “absorvidas” culturalmente pelo cristianismo, a fim de facilitar a conversão das pessoas à então nova religião. Outro local curioso relacionado à Santa Brígida é uma curiosa abadia que teria sido construída a pedido dela sob uma árvore de Carvalho.

 

Celebração de Imbolc: curando as crianças com as bênçãos de Brighid

Não vou deixar aqui toda a estrutura de um rito. Acho isso muito pessoal e variável de acordo com o tipo de prática que cada pessoa tem. Além do fato de que abordar esse assunto tornaria esse texto muito longo! Vou deixar aqui apenas uma sugestão para a parte central da celebração. Essa parte se baseia num Feitiço de limpeza e cura. E, como eu disse, isso tem tudo a ver com Brighid e o Imbolc.

Você vai precisar de:

  • Fitas brancas preferencialmente de algodão
  • Um ramo de Arruda
  • Um ramo de Aroeira
  • Um ramo de Carvalho (sei que é meeeega difícil achar Carvalho no Brasil. Então, não encontrando, substitua por Eucalipto)
  • Uma bacia com água

 

Coloque um pouco das ervas (já conjuradas) na água cerca de 3h antes de usar e esfregue-as. Esfregue como se estivesse lavando uma roupa delicada com as mãos. Reserve.

Salpique essa água sobre as fitas, já previamente cortadas e consagradas à Brighid. Guarde as fitas para a hora do rito.

Você pode usar o restante dessa água para abençoar sua casa, limpando-a, ou para consagrar a Cruz de Brighid, caso você tenha preparado uma para o rito. Essa cruz você pode colocar no verso (na parte de dentro) da porta da sua casa, para protegê-la com as bênção de Brighid.

Antes do rito, use os ramos restantes de erva para abençoar e limpar as energias negativas dos participantes (comece pelas crianças). Vá passando a erva pelo corpo da criança, na frente e atrás, de cima para baixo. E isso rezando sempre… e baixinho.

 

Agora você deve estar se perguntando… Mas como eu rezo meu filho?

 

Reza como você souber. Reza com fé, reza com coração! Porque não há força maior no mundo do que uma mãe que reza pela paz, saúde e proteção, seja física ou espiritual, de seu filho.

Em determinado momento do rito você pode dar uma fita para cada participante. Este deve pedir uma bênção de cura à Brighid e amarrar a fita no pulso, soltinha. Ao final do rito, ou ao longo da semana, todos retiram suas fitas (sem desatar o nó) e penduram em uma árvore, longe de casa.

 

Créditos de imagem: http://www.imgrum.org/media/1445227450036776187_1065899327

 

Desejo que você e sua família recebam muitas bênçãos de Brighid nesse Imbolc! Grande abraço!

You Might Also Like

Sem comentários

Dê sua opinião!