0
0 In Artigos/ Inspire-se

Divinação pelas folhas de Chá

Divinação pelas folhas de chá tasseomancia teimancia leitura oráculo bruxaria

Conhecida como Tasseomancia ou Teimancia, a divinação pelas folhas de chá é uma forma de leitura oracular. Essa leitura é feita através dos símbolos formados pelas folhas de chá dentro de uma xícara. Trata-se de uma forma de divinação secular, que, segundo dizem, teria se originado na China.

No entanto, no final do século XIX, um americano, descendente de irlandeses, mencionou que essa tradição já existia na Escócia e na Irlanda mesmo antes do comércio de chá entre a China e a Inglaterra. Hanley  atribuía a leitura das folhas de chá a uma suposta tradição Celta e Anglo-saxã, que ele tivera acesso por meio dos relatos de suas ancestrais irlandesas.

Confesso que eu, estudante da cultura Celta, nunca tive acesso a qualquer material que indicasse uma tradição de leituras de folhas de chá nessa cultura. E acho ainda mais obscura a relação que Hanley fez ao mencionar que essa tradição”Celta” viria de uma Inglaterra e Irlanda entre 1840-1850.

Ora, não havia um Celta vivo nessa região há séculos! O que eu acho que houve foi a grande “sacada” de Hanley. Ele já trabalhava e lucrava com outros métodos de divinação oracular. E, para ele (descendente de uma família vinda da Irlanda – uma das regiões onde o povo Celta habitou séculos antes) não seria difícil afirmar possuir uma tradição familiar relacionada à divinação pelas folhas de chá… ainda que falsa. Seu interesse talvez estivesse nos lucros oriundos da patente de seus artigos de porcelana para tal prática. Porém, jamais saberemos se sua família, de fato, trazia uma tradição relacionada a essa prática.

 

 Imagens da porcelana patenteada por John Hanley. Trata-se da segunda mais antiga porcelana patenteada nos EUA para leitura de folhas de chá.

 

O que podemos afirmar é que o método de Hanley fez muito sucesso pela sua eficiência. Afinal, nesse período, nos EUA, a divinação pelas folhas de chá se popularizou. Havia restaurantes e casas de chá que aderiram à mistica da leitura das folhas de chá. Você chegava nesses lugares e encontrava garçonetes vestidas de ciganas que ofereciam uma leitura gratuita acada refeição.

Como podemos observar nas imagens acima, John Hanley inspirou-se no costume irlandês de usar um pires fundo. E incorporou esse costume na forma de leitura oracular que ele descreveu em seu método próprio para leitura de chá. Tal método era descrito, com detalhes, no livreto que acompanhava o conjunto de porcelana que ele patenteou. O pires fundo servia para despejar um pouco do chá enquanto a pessoa se concentrava em suas perguntas e aguardava a bebida esfriar.

 

Modelos de xícaras para Divinação pelas folhas de chá

Além do modelo criado por Hanley, outros modelo foram criados. O conjunto de xícara e pires de Hanley continha do lado de fora da xícara as marcas dos signos do zodíaco e, dentro, as divisões dos meses do ano. Há outros modelos de xícaras com inscrições relacionadas à cartomancia (baralho de Tarot e o baralho tradicional de pocker) e relacionados a elementos simbólicos (como âncora, coração, peixe, etc). Em todos esses modelos com inscrições o oraculista deve relacionar os símbolos formados pelas folhas de chá com os símbolos pré existentes na xícara, combinando-os.

Contudo, a leitura também pode ser feita em uma xícara simples, preferencialmente branca. Dessa forma, evitamos que os símbolos de decoração ou cores da xícara influenciem na leitura.

 Imagem de xícara com inscrição de elementos simbólicos.

 

Saindo do teor histórico e indo para a o método

A primeira coisa a ser decidida na divinação pelas folhas de chá é qual erva usar. Para isso, descarte os chá de “saquinho” pois as ervas ali já estão mais do que trituradas. Isso impediria a formação dos símbolos para leitura. A escolha de uma erva relacionada à clareza psíquica ou ao despertar da mediunidade são as que eu te indico. Sendo assim, por mais que o gosto da Losna (Artemisia absithium) seja amargo, usá-la trará a longo prazo um desenvolvimento da sua capacidade de leitura das folhas. Acredito que o mais tradicional nessa forma de oráculo seja o uso do Chá-da-Índia (Camellia thea). No brasil, encontramos o Chá-da-Índia (Camellia sinensis), um gênero diferente dentro da mesma espécie de planta, porém com efeitos similares.

Antes, porém, devo frisar que o chás feito com canela e cravo, e os feitos com losna e arruda, são abortivos. Então, se você for gestante, tome muito cuidado na hora de escolher uma erva!

Decidida a erva, você irá preparar o chá por método de infusão. Caso não saiba como, visite a postagem que ensina o passo a passo para o preparo. Assim, você não corre o risco de perder as propriedades da planta durante o processo de fazer o chá. Para isso, clique aqui. As únicas diferenças entre esse método do link e o usado na leitura de chá é que você colocará as ervas diretamente na sua xícara, e não irá coar.

 

Passo a Passo para a Leitura das folhas de chá

Sente-se confortavelmente frente a sua xícara e relaxe, afrouxe, solte suas preocupações. Acalme sua mente e suas emoções e concentre-se na questão que você deseja consultar.

Beba lentamente o chá transmitindo sua energia para o recipiente.

Enquanto bebe, você pode ir derramando um pouquinho de chá no pires.

Quando estiver no final e só faltar um resto de chá na xícara, levante a xícara do pires. Com a mão esquerda, faça 3 movimentos circulares em sentido horário. Isso irá agitar os resíduos de folhas no fundo e fará com que essa folhas se posicionem nas paredes internas da xícara.

Ainda com a mão esquerda, vire a xícara para baixo, de modo que o restante do líquido escorra pelo parte interna da xícara que corresponde à asa da xícara. Vire a xícara para cima e, depois, vire-a totalmente sobre o pires (de cabeça para baixo). Somente depois é que você irá voltá-la para a posição normal e segurá-la com as duas mãos para fazer a leitura.

 

Símbolos para interpretação das folhas de chá

A interpretação das folhas de chá em uma xícara sem inscrições é feita dividindo mentalmente a parte interna da xícara. Há várias formas de dividi-la. Vou te passar duas delas para que você escolha a que melhor se identificar.

Segurando a xícara com a mão esquerda, você dividir mentalmente em 12 partes, como o modelo de Hanley. Cada parte indicando um mês do ano, a começar pela parte seguinte onde está o espaço relacionado a asa da xícara. E andando em sentido horário até completar o 12º mês na região onde está a asa da xícara.

Outro método (e que eu mais gosto) consiste em segurar a asa da xícara com a mão esquerda e fazer uma divisão menos precisa. Em períodos de Passado, Presente e Futuro próximo e Futuro distante. A parte vertical da parede onde a asa da xícara está representará os elementos relacionados a sua casa e a você mesmo (“Self and Home”). A borda da xícara indicará o Passado (“Past”) ou o Presente (“Present”). A parte do meio Indicará Fututo próximo (“Near Future”). Já a parte mais abaixo desta será o Futuro distante (“Future”).

O fundo da xícara  indica falta de sorte ou algo que a pessoa precisa estar atenta para não perder. Um pedaço de folha caindo no fundo durante a leitura pode indicar uma mudança repentina. pode significar azar ou perda daquilo que está relacionado ao símbolo que a folha formou.

 Imagem com modelo de divisão da xícara para leitura das folhas de chá

 

Agora, após dividir mentalmente a xícara, você irá se concentrar nos símbolos formados pelas folhas de chá. Você verá o que cada um representa na lista abaixo. E irá estabelecer uma interpretação deles dentro do que representa a área da xícara onde ele parou.

O símbolos abaixo seguem a tradição de interpretação. O ideal é estudar e memorizar entre 100 e 200 símbolos para realizar uma leitura mais eficaz. Mas nada impede que você vá fazendo leituras com uma lista menor de símbolos. E, aos poucos, vá ampliando seu conhecimento sobre eles.

 

Símbolos:

  • âncora= em cima: estabilidade; em baixo: segurança
  • anel= em cima: casamento; abaixo: noivado
  • aranha= boa sorte; recompensa de trabalho
  • avião= viagem longa; crescimento social
  • barco/canoa= visita de um amigo; proteção; herança
  • bebê= preocupações menores
  • borboleta= inconstância de amigos
  • chave= sucesso, prosperidade, entendimento
  • cachorro= bom, amigo verdadeiro; em cima: amigos precisando de ajuda
  • círculo= sucesso, realização; pontilhado: a chegada de um bebê
  • copo= integridade e temperança
  • dedo= ênfase para aquilo que ele aponta
  • faca= a quebra de uma amizade; medo justificado
  • flecha= apontada para baixo: más noticias; para cima: boas noticias
  • fogo= no topo: realização; no fundo: perigo, pressa
  • fruta= prosperidade
  • gato= fofoca, difamação; cabeça de gato: amiga falsa (mulher)
  • linha bifurcada= você em breve deverá fazer uma decisão
  • livro= se aberto: boas noticias; se fechado: segredos ocultos
  • maçã= realização; se mordida: desejo
  • machado= dificuldades;  no topo: ultrapassando dificuldades
  • nuvens= problemas; pontilhado/chuvoso: muitos problemas
  • olho= olhar afiado; tenha cautela
  • pássaro= boas noticias
  • peixe= melhora do vigor; aumento da família
  • punhal= perigo para você ou próximos; injuria
  • vassoura= um novo lar; uma profunda limpeza de casa
  • relógio= melhor saúde com ajuda médica em breve
  • sino= anúncio, se perto do topo: mudança para melhor
  • torre= desapontamento; possível ruína
  • vela= pedido ou recebimento de ajuda dos outros

 

E aí… Vamos tomar um chá?! Boa sorte em suas leituras! ^^

You Might Also Like

Sem comentários

Dê sua opinião!