0
0 In Inspire-se

Gostosuras ou Travessuras? Receitas para as crianças nesse Halloween

Gostosuras ou Travessuras Receitas para as crianças nesse halloween Bruxaria Bruxa maternidade biscoitos decorados docinho de leite ninho Dia das Bruxas

Crianças aprendem brincando, não é o que dizem os Pedagogos e Psicopedagogos? Pois bem! Então vamos deixar uma lembrança doce e gostosa para que nossas crianças entendam que a vida de Bruxa também seu lado divertido! Seguem abaixo duas receitas para as crianças nesse Halloween. Ah… Vale fazer pra sua criança interior também 😉

A primeira receita é de Biscoitos Decorados. Essa receita serve para fazer qualquer formato de biscoito. No final de ano então ela é um sucesso! Depois de treinar com o tema do Halloween, você poderá fazer temas do Solstício de Verão para seus filhos ou, se você for cristã, poderá trabalhar a temática do Natal.

É incrível o quanto as crianças (e os adultos) gostam desse biscoito! Crocante por fora e levemente molhadinho por dentro. Aqui em casa já virou tradição! Eu faço desde que meus filhos eram menores.

 

 

 

 

Além de ser deliciosa, essa receita não requer muita prática. Parece difícil, mas você vai ver que não é!

 

 

Para fazer os Biscoitos Decorados você vai precisar de:

  • 200g de manteiga (manteiga mesmo, ok? Nada de margarina!)
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 ovos
  • 5 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de essência de nozes (a de baunilha também serve, mas a de nozes deixa um sabor incrível!)
  • 34ml de leite (aproximadamente 2 colheres de sopa + 1 colher de chá)
  • tabuleiro para assar (preferencialmente com as laterais baixas)
  • rolo para esticar a massa
  • papel manteiga para abrir a massa e assar
  • cortadores de biscoito (moldes em formato de morcego, abóbora, maçã ou quadrado)
  • 1 pacote de pó para glacê real
  • água para preparar o glacê real
  • corante comestível em gel (se for usar o líquido saiba que irá precisar reduzir a quantidade de água no preparo do glacê real)
  • sacos de celofone para confeitar com bico perlê nº 1 ou nº2

A primeira coisa que vou te dizer é que eu amo fazer doces e sou bem chata ao fazê-los. Eu meço tudo na balança! Mas, com um bom medidor de cozinha você também vai conseguir a medida exata dos ingredientes.

A segunda coisa importante é que todos os ingredientes tem de estar em temperatura ambiente. Isso garante uma receita mais encorpada! Com um resultado melhor.

A terceira questão é que você precisa peneirar a farinha de trigo. Isso evita que seu biscoito fique com bolinhas de farinha de trigo cruas.

Modo de Preparo dos Biscoitos Decorados

Bata (em velocidade média/alta) na batedeira o açúcar com a manteiga até obter um creme claro e fofo.

Adicione os ovos e bata bem. Dilua a essência no leite e reserve.

Diminua a velocidade da batedeira para a mais baixa e acrescente (aos poucos) a farinha de trigo, o sal e o fermento. Vá alternando entre esse ingredientes sólidos e o leite com a essencia.

Até aí sua massa já começou a ficar bem firme. Desligue a batedeira e termine de misturar com as mãos.

Coloque a massa sobre o papel manteiga e termine de finalizar a consistência com farinha de trigo.

Ela deve ficar soltando das mãos, mas não deve ficar seca!

Abra a massa com o rolo e use os moldes (passados na farinha de trigo) para marcar a massa esticada. Os biscoitos devem ficar com uma altura boa, cerca de 1 cm de massa.

Retire as sobras que ficam entre os desenhos e mova o papel manteiga para a forma. Você pode montar várias formas, deixando um bom espaço entre os biscoitos, pois eles crescem.

Leve as formas para geladeira e deixe descansar por 1 hora.

Após esse período, asse em forno médio por aproximadamente 30 min ou até que as bordas dos biscoitos fiquem levemente amareladas. O biscoito deve permanecer clarinho.

Ao retirar do forno, levante o papel manteiga e deixe que os biscoitos esfriem sobre o papel, em cima de uma grelha ou mesa.

 

Decorando os Biscoitos com Glacê Real

O pós para Glacê Real já vem praticamente pronto para uso. Você só vai adicionar a água e bater na velocidade alta da batedeira por 10 minutos. Na hora de diluir o pó, siga as instruções da embalagem para criar um glacê mais firme. Ou seja, com pouca água. Depois de pronto é só separar em vários potinhos e ir adicionando o corante em gel nas cores desejadas.

Escolhidas as cores do glacê é só colocar no saco de confeitar. Coloque o bico de confeitar no saco de confeitar e introduza o glacê real. Suspenda o saco 3x para que a cobertura chegue até o bico e não forme bolhas de ar e decorar seus biscoitos.

Os biscoitos devem estar em temperatura ambiente! Caso contrário o glacê irá derreter!

Use o glacê bem firme para fazer as bordas dos desenhos e as marcas principais das figuras a serem feitas. Depois use o glacê um pouco mais diluído com algumas gotas de água para preencher as partes vazias dos desenhos. Isso te dá maior liberdade para fazer olhos, barbixas e dentes em cores diferentes.

 

 

Saiba que o glacê seca em algumas horas, ok? Isso garante que você irá servir os biscoitos sem que todo mundo fique melecado de glacê! Espere secar caso deseje embalar.

 

 

 

Se forem embalados em saquinhos de celofane eles duram até 3 dias fora da geladeira 😉

 

 

 

 

 

A segunda receita é de Docinho de Leite em pó. Ela é ainda mais simples que a outra! A primeira vez que fiz foi para trabalhar o tema do aniversário de 2 anos da minha filha, era o Conto de fadas Cachinhos Dourados e os 3 ursinhos.

Como essa receita não vai ao fogo, as crianças podem ajudar a fazê-la.

 

Para fazer os Docinhos de Leite em pó você vai precisar de:

  • 1 lata de Leite e pó instantâneo
  • aproximadamente 100 ml de Leite de coco light
  • a mesma medida da lata de Leite em pó menos 3 dedos de Açúcar
  • corante em gel comestível

Para essa receita você precisa saber que a escolha pelo leite em pó instantâneo é fundamental. Do contrário a massa demora muito para tomar forma.

A escolha pelo leite de coco light também faz-se necessária, já que o leite de coco comum é muito gorduroso.

 

Modo de Preparo do Docinho de Leite em pó

Misture o leite em pó ao açúcar e vá acrescentando o leite de coco aos poucos. O ponto certo é quando a massa ficar uniforme e soltando das mãos.

A regra é simples: massa seca, coloque mais leite de coco. Massa muito molenga, acrescente mais leite em pó.

 

Moldando e colorindo os Docinhos de Leite em pó

Nessa receita você vai colorir a própria massa, separando-a em partes e aplicando o corante em gel com um palito de dentes. Depois disso é só ir moldando o que desejar com as mãos. Para alguns formatos, como da boca de vampiro, você pode usar um cortador de biscoitos.

Essa massa cruda bem nela mesma. Então você pode fazer uma base e depois ir aplicando outras por cima. Como no caso do olho. Você monta uma bola na cor natural da massa e vai aplicando “cobrinhas de massa” tingida de vermelho. Depois faz uma bola preta e coloca no centro.

A boca de vampiro segue o mesmo processo. Você faz a boca com massa tingida de vermelho e depois aplica os dentes na cor natural da massa. Tudo é possível, inclusive misturar cores do pigmento em gel e fazer o tom cinza do docinho de sepultura que você verá ao final da postagem!

 

 

 

 

Se forem colocados em formas de vidro ou plástico com tampa, sobre papéis celofanes e cobertos com plástico, podem ser congelados já prontos por até 2 meses do uso. Na hora de descongelar, não abra o pote até que esteja em temperatura ambiente.

 

 

 

 

Tenham um Feliz Halloween e Divirtam-se!!!

You Might Also Like

Sem comentários

Dê sua opinião!