0
0 In Artigos

Tabela de Hora Planetária de Horário de Verão

Tabela de hora planetária de horário de verão bruxaria magia prática hoodoo ocultismo

Há um tempo publiquei aqui o artigo de como usar a Tabela de hora Planetária. Sei o quanto isso ajudou várias pessoas a ter uma organização melhor em seus trabalhos de Magia. Mas, como eu havia dito na outra postagem, essa tabela sofre uma alteração nessa época do ano. Veja então como fica a Tabela de Hora Planetária: Horário de Verão.

O horário de Verão não é usado todos os anos. Trata-se de uma convenção social adotada a partir de 1942. Tal convenção pode, ou não, ser adotada pelo governo. Durante alguns anos das décadas de 60, 70 e 80, por exemplo, o governo optou por não aderir ao horário de Verão. Isso afeta diretamente às análises de mapas astrais de pessoas nascidas nesse período. E também afeta nossos trabalhos de Magia diários, pois devemos ignorar tais mudanças. Já que no céu astrológico nada muda, de fato.

Vale lembrar de algumas coisinhas… A Tabela de Horas Planetárias não tem de ser diferente de região pra região do nosso país. Isso não existe! O país inteiro adota o horário de Verão nessa época do ano. Logo, as alterações serão as mesmas estando no Norte ou no Sul do Brasil.

Não importa o fuso horário do lugar que você vive. Pois 6h da manhã será sempre 6h da manhã, no Rio de Janeiro ou na Bahia. A diferença é que no momento em que for 6h da manhã do Rio de Janeiro certamente não será 6h da manhã na Bahia. Entendeu?

O horário de Verão de 2017 no Brasil se iniciou na meia-noite do último Domingo, dia 15. E durará até dia 17 de Fevereiro de 2018. Até lá, para fazer suas práticas, baseie-se nas informações fornecidas abaixo.

 

Correspondente planetário dos dias da semana

Quem chegou aqui depois de eu já ter postado a Tabela de Hora Planetária de uso fora do horário de Verão talvez esteja meio perdido. Então, vou passar uma explicação rápida de como usar as tabelas.

Primeiro você precisa entender o correspondente planetário de cada dia semana. Assim você poderá fazer as adaptações dos Deuses dentro do seu sistema de crença e de acordo com a Tabela de Hora Planetária. Observe:

Dia da semana Regente planetário das 24h desse dia da semana Exemplo de equivalente com arquétipos do paganismo Nórdico
Domingo Sol Sól
Segunda Lua Máni
Terça Marte Tyr
Quarta Mercúrio Odin
Quinta Júpiter Thor
Sexta Vênus Freyja
Sábado Saturno Dia dos banhos*

*Não há um correspondente claro para esse dia, alguns estudiosos sugerem algumas associações, mas vou deixar em aberto.

Agora é só você consultar as tabelas abaixo e ver o melhor horário para fazer seu rito ou feitiço.

 

Tabela de Hora Planetária de Horário e Verão – Dia

Hora Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
6:20 até 07:25 Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno
07:25 até 08:30 Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter
08:30 até 09:35 Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte
09:35 até 10:40 Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol
10:40 até 11:45 Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus
11:45 até 12:50 Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio
12:50 até 13:55 Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua
13:55 até 15:00 Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno
15:00 até 16:05 Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter
16:05 até 17:10 10ª Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte
17:10 até 18:15 11ª Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol
18:15 até 19:20 12ª Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus

Como exemplo, imagine que você queira fazer um feitiço usando a força do amor, ou seja, o poder de Vênus. O dia regido por Vênus é Sexta-feira, qualquer hora nesse dia será boa para fazer seu trabalho.

No entanto, se você fizer seu feitiço no dia e hora de Vênus irá torná-lo ainda mais forte! Sendo assim, dê preferência para 1ª ou 8ª hora do dia de uma Sexta-feira para Feitiços de amor, paixão, conquista de cunho sentimental e sexual.

 

Tabela de Hora Planetária de Horário de Verão – Noite

Hora Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
19:20 até 20:15 Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio
20:15 até 21:10 Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua
21:10 até 22:05 Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno
22:05 até 23:00 Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter
23:00 até 23:55 Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte
23:55 até 24:50 Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol
24:50 até 01:45 Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus
01:45 até 02:40 Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio
02:40 até 03:35 Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua
03:35 até 04:30 10ª Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno
04:30 até 05:25 11ª Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter
05:25 até 06:20 12ª Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte

 

Se você parou para comparar as Tabelas fora do Horário de Verão com essas talvez você tenha percebido que o processo de construção da Tabela de Horário de Verão é um pouquinho mais complexo que mudar em 1 hora as Tabelas.

Se você quiser dar uma olhadinha em como a Tabela de Hora Planetária estava antes, veja aqui.

A mudança nas Tabelas ocorre porque o horário do nascer e pôr do Sol ficam diferentes. E isso nos remete ao período em que alguns povos pagãos dividiam o ano em 2 partes, a metade clara e a escura.

No período mais escuro do ano, contamos as horas do dia a cada 55 min, e horas da noite a cada 65 min. Isso faz com que a parte da noite pareça mais longa que o dia. No período mais claro do ano, fazemos o inverso. Essa modificação nos traz a sensação de que os dias (período da manhã e tarde) pareçam mais longos.

Essas modificações não são feitas aleatoriamente ou por pura convenção. Na verdade há, de fato, uma alteração no nascer e pôr do Sol. Totalizando 660 minutos no período mais escuro e 780 minutos no período mais claro do ano.

 

Período claro e Período escuro do ano

Devo dizer que não suporto o horário de Verão. Não curto muito calor e meus horários preferidos do dia são os momentos de transição do Sol, como na aurora e no lusco-fusco. Mas, não posso deixar de reconhecer o quanto essa convenção social nos faz ter uma percepção diferenciada dos dias. E nos aproxima desse conceito pagão que eu me referi acima.

Na verdade, se você parar pra pensar, estamos chegando no Beltane (período que marca o início do Verão). E coincidentemente isso bate com o modelo de Horário de Verão do nosso país. E, se você torceu seu nariz quando eu disse que o Verão começa agora, vou te lembrar de uma coisinha. O Solstício de Verão marca o ápice do Verão. Isto é, o período em que o Sol está no auge. Logo… se o Sol está no auge no Solstício de Verão, então o verão mesmo começa a dar o ar de sua graça antes 😉

É por isso que há algumas teorias que afirmam que nunca houve um calendário pagão com 8 festas, como afirmamos hoje em dia. Segundo essas teorias, eram comemoradas apenas 4 festas (Samhain, Imbolc, Beltane, Lughnasadh, para os povos Celtas, pelo menos). E essas dividiam o ano em 2 partes, metade clara e metade escura.

As demais datas, que marcam alinhamentos astronômicos, serviam de base para civilizações anteriores (aquelas que foram responsáveis pelas construções de megálitos). E, talvez, tenham sido incorporadas ao calendário dos povos Celtas. No entanto, há poucas informações sobre as mesmas.

 

 

Grande abraço a todos e bênçãos para seus feitiços!!!

 

 

You Might Also Like

Sem comentários

Dê sua opinião!