0
12 In Artigos

Você está mesmo fazendo uso correto de velas coloridas?

Hoodoo Uso mágico de Velas coloridas Bruxaria wicca

Com tantos livros publicados sobre o uso mágico de velas coloridas e, ao mesmo tempo, certa divergência entre os autores, fica difícil saber o que fazer e como aplicar esses conhecimentos. Qual é o melhor livro que aborde o uso mágico de velas coloridas? Qual é a correspondência legítima entre as cores das velas e seus usos? Essas são muitas das perguntas que pairam sobre nossas cabeças.

Há uma grande oferta de livros que abordam o uso mágico de velas coloridas. Eu posso citar alguns que tratam exclusivamente do uso mágico de velas, como: The Master Book of Candle Burning, de Henri Gamache, e  A Magia das Velasde Gerina Dunwich. Mas há outros, também preciosos, como The Voodoo Hoodoo spellbookde Denise Alvarado, que traz um capítulo somente para falar sobre esse assunto.

A questão é que cada livro abordará essa temática de acordo com a prática mágica de cada autor. E, como essas práticas são distintas, podemos nos confundir. Assim, se apresentam diferentes os livros voltados para trabalhos de candomblé, bruxaria, wicca, hoodoo, etc. Mas isso não quer dizer que uma prática esteja mais certa do que outra. Ou que um livro seja o melhor sobre o tema.

É claro que há livros que abordam o assunto com maior completude. Mas, quanto à legitimidade de interpretação, isso não dá pra dizer! Se formos considerar antiguidade de tradição para considerarmos o uso de velas mais correto, teremos de descartar o uso de velas coloridas. Já que as primeiras velas utilizadas eram “cruas”, isto é, velas de cera sem cor. Ainda nessa reflexão, deveríamos então descartar completamente o uso de velas e ir na nossa raiz ancestral com o uso de fogueiras, nosso primeiro contato com a magia que relaciona e aplica nossa intenção à chama.

O grande lance (que é meio óbvio, eu sei) mas o “buscador” iniciante pode ficar perdido em suas reflexões, é que você deve eleger uma forma de interpretação. Dentre todas que você tiver acesso, escolha uma para ser a sua forma de interpretação e uso. Depois é só ir treinando suas habilidades em cima dessa correspondencia de cores de vela e tudo dará certo!

 

O importante é que seu subconsciente absorva, através do uso sistemático, a correspondência

que você elegeu como sua.

Sugiro que você faça sua busca. Compare e se permita sentir a correspondencia de cores que mais te toca, que mais faz sentido pra você. Ofereço abaixo uma correspondência das cores das velas, essa é a que eu uso atualmente e está pautada nas práticas do Hoodoo.

 

 

Correspondência do uso mágico de velas coloridas

 

  • Branca= Além de ser usada como substituta na ausência da cor correta de uma vela, a vela branca é usada para trabalhos de bênção, pureza, cura e força e revitalização espiritual.

 

  • Cera “crua”= Todos os fins. Usada também para promover a cura física ou mental.

 

  • Azul= É usada para promover a paz, harmonia, cura, felicidade e alegria em sua vida ou em sua casa. Está relacionada com a propagação de intenções boas.

 

  • Verde= Trabalhos relacionados a sorte, ganhos financeiros (dinheiro na mão), fechamento de negócios, trabalho e boas colheitas.

 

  • Amarela= Cor da atração (no sentido de “atrair pessoas” e não no sentido de ser atraído fisicamente por alguém), magnetismo e fascinação. Também pode ser usada para devoção (orações). Algumas pessoas usam a cor amarela para ganhos financeiros, mas eu vejo esse ganho como algo mais relacionado ao ouro. Uso para simbolizar a prosperidade e não o ganho de dinheiro em si.

 

  • Vermelha= Feitiços de amor de cunho sexual ou ligados à propagação de sentimentos intensos e arrebatadores como a paixão.

 

  • Rosa= Feitiços de amor de cunho romântico. Sucesso na conquista amorosa.

 

  • Roxa= Domínio, poder, controle e comando. Todas as situações sobre as quais desejamos impor nossa vontade ou ordenar algo.

 

  • Laranja= Abertura de caminhos. Também usada para estimular os sonhos proféticos.

 

  • Marrom= Casos ligados à justiça (caso de tribunal).

 

  • Preta= Todos os trabalhos ligados à maldições; causar tristeza, sofrimento, dor, doenças… Enfim, causar o mal.

 

 

Pra finalizar, aí vai uma dica preciosa:

Independente da correspondência usada, sempre vista sua vela com um óleo associado à intenção do seu trabalho. Uma vela vestida é uma vela viva! 😉

You Might Also Like

12 Comentários

  • Reply
    Maria Darci Nogueira
    25 de agosto de 2017 at 08:25

    Qualquer óleo?
    Ou tem que ser específico?

    • Reply
      Jess
      25 de agosto de 2017 at 10:39

      Oi, Maria Darci!
      Então, o ideal é que o óleo que você vai usar na sua vela tenha relação específica com a intenção do Feitiço que você irá fazer. Exemplo: Você pode vestir sua vela com o óleo “Dinheiro na Mão” sempre que você for fazer um Feitiço ou reza voltado para atrair mais clientes para seu negócio. Da mesma forma, você pode vestir sua vela com o óleo “Harmonia no Lar” para dar mais força a um Feitiço para fazer parar as brigas dentro de casa. Entende? Você pode preparar seus próprios óleos em casa (usando algumas combinações de ervas) ou, caso não disponha de muito tempo para fazê-los, pode comprá-los aqui pelo site. Mande um e-mail para: contato@osortilegio.com informando seu interesse.
      Grande abraço!

  • Reply
    vvvvvv Souza
    14 de janeiro de 2018 at 10:03

    tenho um livro que diz que vela roxo esta ligada a dinheiro esta certo?

    sobre as tabelas planetárias qual das 2 usar ? vi duas diferentes

    posso energizar um sigilo meu com velas? ou e so entrando em gnose ou meditando com o sigilo?

    oleo para ungir vela para prosperidade morango ou de coco?

    • Reply
      Jess
      14 de janeiro de 2018 at 10:27

      Então, Souza, há diferentes interpretações para as cores das velas. Isso vai depender da prática de magia que você segue, Bruxaria, Hoodoo… Sugiro que você escolha uma delas e a eleja como sendo a sua prática para não cair nessas divergências de simbolismo. O texto acima se refere ao simbolismo das velas na prática do Hoodoo. Eu os adoto nas minhas práticas de Paganismo também.
      Sobre as tabelas, sim, de fato há duas postagem. Uma das postagens fala sobre a Tabela de Horas Planetária dentro do período de Horário de Verão, a outra corresponde ao período normal. Se na sua cidade há horário de Verão nesse período agora em que estamos, então a adote temporariamente. Depois, ao término do Horário de Verão, volta à tabela normal 😉
      Quanto a parte sobre Sigilos, esse não é o foco do meu trabalho. Mas posso te adiantar que não se energiza sigilos com velas, mas sim com poder pessoal. Afinal, a vela por si só não tem energia alguma, exceto a que você canaliza ou capta pra ela (com seu poder pessoal). Se desejar maiores informações sobre o assunto, procure o Canal Specula, da Lua Valentia. Ela é especialista nesse assunto.
      Quanto ao sua dúvida sobre óleos, sugiro que você procure o vendedor desses produtos e pergunte diretamente a ele sobre as formas de uso e indicação dos mesmos.
      No mais, o que tiver de dúvidas sobre Hoodoo, Bruxaria ou mesmo sobre os produtos da O Sortilégio Store, basta falar. Terei grande satisfação em ajudá-lo.
      Grande abraço!

  • Reply
    vvvvvv Souza
    14 de janeiro de 2018 at 10:17

    sereias sao elementais ou nao? alguns sites dizem que sao outro que nao,

    sao ligadas a videncia ou nao? seria melhor eu entrar em contato com elas quando estiver na praia? pq atualmente moro no interior de sp os elementais sao perigosos ou nao? obrigado e desculpa pelas perguntas grandes rs(:

    • Reply
      Jess
      15 de janeiro de 2018 at 13:13

      Souza, gostaria de desse uma olhadinha nesse artigo: https://www.osortilegio.com/a-crenca-nos-seres-feericos/
      Ele trata sobre Seres feéricos, a forma pagã de lidar com alguns seres como esse do seu questionamento. Não os vejo como “elementais”, minha visão é de uma pagã-druidista.

  • Reply
    vvvvvv Souza
    14 de janeiro de 2018 at 13:03

    sobre tabelas, eu nao quis dizer sobre a do horário verao ou a do horário normal, e que existem 2 tabelas
    uma que diz que tudo começa as 6h e a outra e das 00-01
    qual eu deveria usar das 2?
    os sigilo eu li ja sobre e vi videos no YouTube mas fiquei com essa duvida porquê li um site que diz que

    • Reply
      Jess
      15 de janeiro de 2018 at 13:00

      Então, Souza. Não sei se entendi bem sua dúvida. AS tabelas são 2, uma de Horário de Verão e outra normal. Para cada uma delas há a divisão entre as horas do dia e as horas da noite. Basta você observar o horário e o planeta regente.

  • Reply
    vvvvvv Souza
    14 de janeiro de 2018 at 13:16

    colocar velas sobre o sigilo o alimentaria, desculpa pelos comentários grandes mesmo, e outra pergunta vejo em alguns sites e blogs que dizem que divindades que nos escolhem para nos guiar como orixás e deuses de indeterminados panteãos você acha que e verdade?

    • Reply
      Jess
      15 de janeiro de 2018 at 13:07

      Sobre os sigilos, Souza, como você pode ver, esse não é um site que trata desse assunto. No entanto, mesmo assim te expressei o que penso sobre uso de velas sobre sigilos. Siga a indicação que te dei e tenho certeza de que terá sua resposta.
      Quanto sua dúvida sobre aos Deuses e Orixás, pelo menos no que diz respeito a Deuses de alguns panteões, sim, eu acredito que alguns nos escolhem para serem nossos patronos e/ou matronas. Quanto aos Orixás, você deve tirar sua dúvida com alguém do Candomblé. Não tenho como te dar afirmações de uma prática religiosa que não sigo, embora admire.

  • Reply
    vvvvvv Souza
    18 de janeiro de 2018 at 07:09

    obrigado(:

  • Reply
    Mandy
    24 de agosto de 2018 at 18:43

    Qual a diferença da vela azul escura pra vela azul claro no Hoodoo? A azul escura é melhor pra o que? E no texto fala da clara ou da escura? Obrigad

  • Dê sua opinião!