0
0 In Receituário

Você sabe mesmo como preparar um chá?

como preparar um chá medicina natural uso de chá

Se você acha que preparar um chá é só despejar tudo na chaleira com água fervente e ser feliz, engano seu! Veja aqui como preparar um chá e aproveitar ao máximo o que as ervas tem a te oferecer.

O uso de chás na manutenção da saúde, do bem estar e do equilíbrio do corpo é milenar. Porém, por não conhecerem o método de preparo dos mesmos, algumas pessoas podem acabar deixando que as propriedades ativas presentes em algumas ervas se percam durante o processo.

Há propriedades ativas que se “escapam” nas bolhas de evaporação da água. Há também algumas ervas em que a extração de suas propriedades vitais se dá somente através de altas temperaturas. Então, estejamos atentos para melhor aproveitar essa medicina da Natureza!

Basicamente há 2 formas de fazer um chá, são elas: a Infusão e a Decocção. E, antes que você pense que vai ter de decorar nomes difíceis pra entender como fazer um chá, vou te explicar o que significa cada um desses processos, ok?

 

Como preparar um chá por processo de Infusão:

É quando você joga a água quente sobre determinada quantidade de erva e tampa o recipiente, aguardando ficar morno para beber.

Repare que a água deve estar quente, e não fervendo! Isto é, você deve desligar o fogo quando aquelas bolhas do fundo começarem a aparecer. Além disso, você deve jogar a água sobre a erva, e em um recipiente separado, para que a temperatura tenda a diminuir. Tampar também é fun-da-men-tal! Lembra que eu falei lá no início que as propriedades podem “escapar” pela fumaça? É mais ou menos isso aí que acontece se você deixar aberto.

 

Como preparar um chá por processo de Decocção:

É quando você, deixando a água em fervura, coloca a erva na panela. E, só depois de alguns minutos desliga o fogo e aguarda amornar para beber.

 

Mas qual processo usar para cada erva? Pense assim:

Se a parte da erva usada para fazer o chá for a flor ou a folha de uma planta, então trata-se de uma parte delicada. Logo, baixas temperaturas são suficientes para o preparo.

No entanto, se a parte da planta for casca ou outra parte dura da planta, ela irá demorar para soltar suas propriedades, portanto, precisará de água mais quente para ser preparada.

 

Pra finalizar, vale dizer que se você é daquelas pessoas que gosta de viver tudo intensamente e acha que usar uma erva fresca para preparar seu chá é melhor porque aí ela será mais “forte”, reveja seus conceitos. Quanto mais fresca for a erva, mais líquido ela possui e, sendo assim, menos concentradas estão suas propriedades. O ideal é que você opte pela erva seca mesmo ou compre a fresca, pendure e a espere secar 😉

You Might Also Like

Sem comentários

Dê sua opinião!